Compressores de deslocamento positivo aumentam a pressão de um fluido refrigerante por meio da redução do volume no qual o fluido se encontra aprisionado, promovendo o escoamento desse fluido refrigerante pelo sistema. Em aplicações mais comuns de refrigeração e de bomba de calor, destacam-se os compressores alternativo, pistão rolante e scroll

O compressor alternativo domina o mercado em aplicações associadas a refrigeradores domésticos e sistemas de refrigeração comercial leve. Em aplicações de condicionamento de ar, o compressor de pistão rolante é o mais utilizado em baixas capacidade devido ao seu baixo custo. Em aplicações de capacidade média, o compressor scroll é o mais empregado devido à sua confiabilidade e eficiência. No entanto, a medida que os compressores vão evoluindo, existe uma tendência à sobreposição das faixas de aplicação. Desta forma, uma análise comparativa é fundamental para avaliar quais as vantagens e desvantagens de cada uma das tecnologias nas diferentes condições de operação.

Em decorrência dos trabalhos desenvolvidos nos últimos 30 anos, o POLO possui o know-how e os equipamentos para avaliar experimentalmente os compressores alternativos, pistão rolante e scroll. Além disso, modelos de simulação para cada um dos compressores foram desenvolvidos e validados pelo laboratório nesse período.

Atualmente, as atividades em desenvolvimento visam a comparação entre os diferentes compressores para aplicações de condicionamento de ar e bomba de calor. No âmbito das aplicações de condicionamento de ar, são comparados os compressores de pistão rolante e scroll, com foco nas perdas termodinâmicas de cada um dos compressores. No tocante à aplicação de bombas de calor, a comparação se dá entre o compressor alternativo e o compressor de pistão rolante. Nesse caso, a análise é mais abrangente, visando à comparação das perdas mecânicas, elétricas e termodinâmicas de cada um dos compressores. Ao término dessa atividade, será possível identificar parâmetros de projeto mais relevantes para que se possa extrair o melhor potencial de cada uma das tecnologias.


Projetos