Sobre o projeto
Um túnel de vento foi projetado e construído para avaliação do coeficiente global de transferência de calor e da queda de pressão de trocadores de calor submetidos à convecção forçada. O túnel de vento foi projetado de acordo com as especificações das normas ASHRAE 41.2 (1987), ASHRAE 37 (1988) e ASHRAE 51 (1999).
O aparato consiste basicamente de um túnel de vento aberto (circuito de ar), acoplado a um circuito de água que controla a vazão e temperatura da água que circula dentro do trocador de calor. As medições das taxas de transferência de calor são realizadas pelos lados do ar e da água.
O túnel de vento é capaz de testar trocadores de calor com capacidade máxima de 850W. A faixa máxima de vazão volumétrica de ar é 500 m³/h. A seção de testes possui seção transversal de 450 x 350mm, permitindo ensaios desde as mais simples até as mais complexas geometrias. Tais restrições viabilizam a avaliação de 100% dos trocadores de calor utilizados em refrigeração doméstica, tornando o túnel de vento a ferramenta mais adequada para a comparação de diferentes tecnologias de trocadores de calor sob convecção forçada.